27ª Vigilia pelo Mortos de Aids no 3º Domingo de Maio

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Pastoral da Aids faz Parceria com Prefeitura Municipal de Presidente Prudente

Pastoral da Aids Celebra Parceria com Prefeitura Municipal de presidente Prudente para realização de campanha de Incentivo ao Diagnóstico precoce para HIV.


E reunião ocorrida em 5 de julho de 2010, a Pastoral da AIDS, através da Coordenação Regional Sul 1 e da Diocese de Presidente Prudente, estabeleceu parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Presidente Prudente, tendo por objetivo, entre outras ações, o desenvolvimento da Campanha de Incentivo à Testagem Sorológica, Fique Sabendo 2010, prevista para ocorrer de 16 de novembro a 1º de dezembro deste ano.


Implantada em janeiro de 2010, a Pastoral da AIDS em Presidente Prudente congrega cerca de 25 Agentes de Pastoral. Localizado na Região Noroeste do Estado de São Paulo, Presidente Prudente possui cerca de 240 mil habitantes, apresentando, em média, 66 novos casos de AIDS ao ano.


Da esquerda para a direita: Márcio Roberto de Souza ( Agente de Pastoral da AIDS Pres. Prudente),Cláudio Monteiro (Coordenador da Pastoral da AIDS, Regional Sul 1), Alexandre Portelinha (Coordenador do Programa de DST/AIDS de Pres.Prudente) e Irmão Marcos Pessoa, Coordenador Diocesano da Pastoral da AIDS de Pres.Prudente).


PASTORAL DA AIDS DE INTEGRA O
GRUPO GESTOR DE SAÚDE DO ADOLESCENTE EM PRESIDENTE PRUDENTE
Cerca de 65 técnicos da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente (Secretaria Municipal de Saúde – Programa Municipal de DST/AIDS, Atenção Básica, Programa de Saúde da Mulher), Secretaria Municipal da Educação, Direção Regional de Ensino e da Universidade Estadual de São Paulo –UNESP – e representantes de Organizações Governamentais participaram da 1ª Jornada do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas : Atitude Para Curtir a Vida, ocorrida em 6 de julho de 2010
Conduzidos pelo Sociólogo Cláudio Monteiro, do Programa Estadual de DST/AIDS de São Paulo e membro da Pastoral da AIDS, a Jornada abordou os seguintes temas :
• AIDS : Aspectos Históricos e Socioepidemiológicos;
• De Peste Gay à Vulnerabilidades : A Evolução dos Conceitos
• Fatores de Ampliação da(s) Vulnerabilidade(s)
• Vulnerabilidade e Adolescência
• Ações de Prevenção na Atenção Básica
• Escola e UBS : Equipamentos Sociais em Uma Mesma Comunidade
• Propostas de Planejamento Conjunto de Ações Estratégicas Escola/Unidade Básica de Saúde.
Os trabalhos foram finalizados com a apresentação da minuta do Decreto do Prefeito Municipal, que formaliza a composição do Grupo Gestor de Saúde do Adolescente do Município de Presidente Prudente, do qual, o coordenador diocesano da Pastoral da AIDS, Irmão Marcos Antonio Pessoa é membro titular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário